domingo, 4 de março de 2012

NÃO foi no GRITO - 030



BRASIL em MARÇO de 1812.
ENTRE um GOVERNO NATURAL e 
um  CONTRATUAL

A experiência ensina ao homem sábio;
o estulto, nem com a experiência aprende”.
Correio Braziliense nº 46 p.379

Fig. 01 – A figura de COLOSSO  de Francisco José de Goya y Lucientes (1746-1828)  representado de costas, desatento com o seu observador e preocupado apenas consigo mesmo. A imagem foi criada nitidamente como uma emanação do natural e de uma monstruosa metáfora do EU romântico. Eu colossal, na sua mente. Mentalidade que toma em suas mãos fisicamente o PODER NATURAL. Realiza esta proeza - de se impor à multidão anônima e sem rumo - a pretexto de suas imaginadas capacidades naturais políticas, econômicas e sociais  Como se julga natural, descarta liminarmente a sua reinvenção a cada instante e lugar. Ao contrário: considera-se - a si mesmo eterno e  como um consenso válido no âmbito universal.

Existe um abismo entre um GOVERNO NATURAL e um GOVERNO CONTRATUAL.  O Brasil de março de 1812 estava se debatendo entre um GOVERNO COLONIAL NATURAL e um outro GOVERNO constituído de forma e natureza CONTRATUAL.  O governo COLONIAL LUSO considerava-se a si mesmo como legitimo a partir do pressuposto de ter “descoberto” esta região e, portanto, pertencente e devendo ser governado NATURALMENTE pelos europeus. No Brasil, dez anos antes de sua soberania e independência, pairava no horizonte a possibilidade de um GOVERNO CONTRATUAL como paradigma oposto ao GOVERNO COLONIAL vigente há três séculos. Enquanto isto despontava formas e bases que acentuavam o contraste entre um GOVERNO NATURAL e um GOVERNO CONTRATUAL, em regiões afetadas pela era industrial nos seus primórdios. Formas e bases alicerçadas nas necessidades das novas bases materiais, sociais, políticas e econômicas que este novo e inédito modo de produção impunha.
Entende-se aqui como GOVERNO NATURAL aquele que nada possui por dentro. Um GOVERNO NATURAL expressa-se - e se reproduz -   formalmente em rituais, em leis e em tradições herdadas de um passado mitificado. Esta estrutura comporta-se formalmente como a Natureza que na expressão do poeta Fernando Pessoa[1]a Natureza não tem dentro; senão não era a Natureza”. Os regimes naturais mitificam e se diz herdeiros de um passado no qual residiria sua pretendia alma. No  caso do Brasil a “descoberta pelo portugueses” alimentava este mito primordial. Este mito era embalado pelo doce hábito inquestionado da escravidão voluntária e recompensado pelo sentimento de irresponsabilidade, afastando, assim, qualquer sentimento de culpa ou algum pecado.

Fig. 02 – A figura de LEVIATHAN (1651) de Thomas Hobbes (1588-1679)  é  representada de frente, atenta com ao seu observador e preocupada com a multidão que o compõe seu todo na forma de mínimos fractais do seu todo gigantesco.  É nitidamente uma invenção mental e ideal, Como uma emanação mental e uma metáfora de um possível CONTRATO COLETIVO, impõe a sua reinvenção constante e em cada lugar.

No contraditório, um GOVERNO CONTRATUAL ostenta, age e se reproduz em função de um projeto. Projeto que o torna histórico a cada novo momento, responsabiliza e sanciona todas as ações.
No seu estertor o GOVERNO COLONIAL no Brasil inventava, em março de 1812, inimigos externos e históricos. O fazia para alimentar, embalar e dar uma sobrevida a este o mito de sua origem NATURAL. Inimigos imaginários e os tornava reais com o objetivo de acobertar a verdade da falta de sua alma. Para isto não faltavam pretextos. Reinventava confrontos constantes com a sua  rival ibérica na fronteira Sul duas suas posses terrenas. Nesta região da bacia o Rio da Prata existe uma incrível dança pelourinhos portugueses. Eles trocavam de lugar ao som da orquestra regida por vontades de papas, por reis, por ministros ou por generais no comando da Capitania Del-Rei de São Pedro.
A seguir acompanhamos mais uma forma de procrastinação lusa em revelar a falsidade do mito da origem do seu poder. Procrastinação em admitir que o PODER ORIGINÁRIO do Brasil estivesse em tempo e apto para possuir um GOVERNO CONTRATUAL de fato e de direito. O fazemos no Correio Braziliense no seu Vol VIII, nº 46, pp. 378 até 381, março de 1812, na seção Miscelânea
Reflexoens sobre as novidades deste mes.
BRAZIL.
Guerra com as Colônias de Buenos Ayres
As noticias recebidas este mez do Rio da Prata fazem menção de disputas, e até mesmo pelejas entre Hespanhoes e as tropas Portuguesas, mandada pel Corte do Rio de Janeiro a proteger o socego nas colônias Hespanholas, e parecem concordar estas informaçoens em que o exercito Braziliense, naõ obstante a concordia,entre o Governador de Monte-Video, e a Juncta de Buenos-Ayres,nao tem querido deixar Maldonado.
O caracter do Ministro, que formou o plano desta expediçaõ ; he bem conhecido de todos os Portuguezes, que, quando despacharam Manique Conservador das lamas de Lisboa; empregáram este Ministro no apropriado cargo de Inspector dos moinhos de vento

Fig. 03 – O cavaleiro da TRISTE FIGURA, criação literária,  concluída em 1615 por Miguel Cervantes (1547-1616) e representado por Gustavo Doré (1832-1883).O  HOMEM NATURAL de Sancho Pança  contrasta com a imaginada figura e deslocada, no tempo e no lugar, de um Dom Quixote. Este, imagina-se cavaleiro medieval e parte fisicamente pronto e disposto a investir contra tudo e todos - mesmo contra moinhos de vento - para a honra de sua Dulcinéia imaginada. A metáfora é NATURAL como as mentalidades e as ações e GOVERNOS que se sucedem no tempo e lugares. Governos que perderam a sua coerência como seu tempo e com o PODER ORIGINÀRIO que julgam representar e defender e pretexto de inimigos que estes governos se imaginam e inventam.

O character do general, encarregado desta expedicaõ, parece uma emanacaõ a mais pura do dicto inspector, porque foi ja Governador do Maranhaõ; (e nossos Leitores tem recebido essas noticias, pelo nosso periodico, da boa gente que para ali se manda); e entre outros actos de seu genio ; construhio um navio guadrado, a. custa da fazenda Real, em que gastou muito dinheiro ; e que por fim naõ pôde navegar, como todos prevêram, excepto o Sñr. Governador. Com tal ministro a fazer os planos, e com tal general para os executar; bem pódem os povos do Brazil conjecturar as vantagens, que tem de esperar de uma guerra tal.

Fig. 04 – O NÃO POVO  e considerado NATURAL como tal, atravessava o Atlântico  acumulados quadrados em navio negreiro e com seis escravos em metro quadrado. O que poucos ressaltam que estas embarcações navegaram sob bandeira e companhias britânicas, Quando navios e companhias perderam esta função de “negreiros” passaram a transportar imigrantes para “branquear” a América
Nós raras vezes fundamos os nossos raciocinios, e observacoens, em noticias naõ authenticas; taes como as que se receberam agora do Rio-da-Prata, em que se diz, que as nossas gloriosas armas, foram batidas pelos Hespanhoes, em vez de darem os seus golpes decisivos; mas realmente he isto taõ conforme ao que naturalmente se deve seguir do começo de taõ impolitica empreza, que naõ temos nenhuma difficuldade em o acreditar ; posto que por forma nenhuma apresentamos os factos como provados.

Fig. 05 – A fortaleza lusa  de COLÔNIA do SACRAMENTO (1680-1775),
O Politicaõ de Inglaterra, que tanto se tem esforçado em publicar a justiça, a sabedoria, e a providencia, desta medida de invadirem os Brazílianos o territorio Hespanhol do Rio-da-Prata, pareceo mostrar grande triumpho quando chegáram as noticias da accommodaçaõ de Buenos-Ayres com Monte-Video; e tanto mais, quanto se disse, que ésta pacificaçaõ éra devida ao terem ali apparecido as tropas do Brazil. Praza a Deus que essa paz seja mais sincera do que nos julgamos que he ; más comoquer que seja, nos fundamentamos nesse mesmo facto os reproches, que fizemos ao Ministro do Brazil; por rer emprehendido tal guerra ; porque se aquella concórdia foi motivada so pela apparencia das tropas estrangeiras; segue-se que os Hesparhoes temiam tanto a influencia desses estrangeiros; que julgáram conveniente esquecer-se de suas dissençoens domesticas, para se unirem em mutua defesa; e a repugnancia do general Portuguez em sahir outra vez do territorio, que lhe não pertence, e aonde entrou sem resistencia, prova que os seus temores naõ éram mal fundados. Mas o argumento do politicaõ he que esta ingerencia convem aos interesses do Governo do Brazil. He isto que negamos absolutamente.

Fig. 06 – O forte  de SANTA TERESA no atual território do Uruguai e próximo á Lagoa Mirim,
Se as fronteiras do Brazil, contíguas a éstas colônias Hespanholas, em estado de revolução, são felizes debaixo de seu Governo, naõ podem  os seus povos desejar imitar o exemplo de seus vizinhos,aonde o estado de perturbaçaõ, e de guerra civi, cauza encomodos e males que se naõ poderão ignorar; assim, o unico meio de impedir  o contagio he, o fazer com que os povos dessas províncias limitrophes sejam  cada vez mais e mais felizes, para lhes fazer desejar a continuação do seu estado actual, e aborrecer as mudanças, e novidades da outra nação. Ora perguntamos ¿ se o estado de guerra desnecessária , em que o seu Governo os põem , pode contribuir a uagmentar a sua prosperidade?
Supponhamos, que os povos da capitania do Rio-Grande do Sul, estavam desgostosos com a administraçaõ do seu Governo; e que era de temer que fossem illudidos com os gestos da liberdade, e independência de seus vizinhos Hespanhoes, fazellos entrar em guerra com elles he augmentar o desgosto da administraçaõ, em consequencia das oppreçoens que a guerra traz com sigo; e por tanto augmentar a inclinação a favor dessas novidades, que se passam entre os seus vizinhos.
  A experiência ensina ao homem sábio; o estulto, nem com a experiência aprende. Nós propomos aos Ministros do Brazil o considerar, com reflexão: qual foi cauza da destruição dos antigos governos da  Europa: e porque se vio o Governo de Portugal constrangido a emigrar para o Brazil. Isto nos levará a conhecer a linha de conducta, que o Governo do Brazil deve seguir, no estado actual das cousas; e relativamente as Colônias Hespanholas, que se acham em revolução.
A restauraçaõ das letras, e das sciencias, na Europa, fez conhecer aos povos os vícios dos antigos governos, fundamentados nos absurdos do chamado direito feudal : a vóz REFORMA retumbou de uma a outra extremidade da Europa; e ao mesmo tempo os gabinetes fizeram causa commum, para se oppor a todas as ideas de melhoramento.Todo sábio, que descubrio alguma falta nos governos, foi estigmatizado de perturbador: todo patriota que lembrou algum remédio ao mal, foi tractado como traidor; trocaram-se os nomes das cousas, o vicio foi chamada virtude, e a virtude vício. O primeiro governo que cahio victima desta impolítica luta foi o de França; e este paiz organizou uma republica de malvados, que prometteo a toda a Europa at reformas porque os povos anhelávam.

Fig. 07 – A FORTALEZA SANTA TECLA origem de BAGÈ – RS
He manifesto que a mudança na forma de governo, só por si, nunca podia remediar os abusos de que os povos se queixávam; mas como os governos naturaes naõ attendiam a nada que parecesse reforma, olháram todos para os Francezes como para a fonte de sua salvaçaõ. Os Governos em vez de illuminar os seus povos, mostrando-lhe que nenhum bem podiam esperar da Franca revolucionaria;e em vez de procurar por sí reformar os abusos de que os povos se queixávam com muita justíça; desembainháram a espada, e fizéram com as armas a guerra contra a opiniaõ. Succumbiram todos; excepto a Inglaterra. Naõ porque séja uma ilha; naõ porque as suas esquadras séjam mui numerosas; naõ porque séja mui rica: mas sim porque os Inglezes obram cordealmente com seu Governo; conhecem as felicidades que hao de perder se um inimigo externo os invadir; e portanto soffrem com paciencia os incommodos de uma guerra, que serve de lhe proteger os importantes direitos de que gozam.
Appliquemos ao Brazil esta triste experiencia da Europa. Os povos soffrem os abusos de um governo, se he possivel peíor que feudal, um despotismo militar: as colonias Hespanholas em revoluçaõ pôdem offerecer-lhe o remedio a estes males, com as mesmas promessas illusoriás dos Francezes na Europa ¿ e será o remédio a isto o seguir o mesmo plano dos governos da Europa; que por isso fôram derribados ? Que considerem os Ministros do Brazil ás difficuldades em que mettem o seu Soberano com taes conselhos. Poderaõ elles talvez impédir, que estas verdades não cheguem aos ouvidos do monarcha, ou dos- povos, mas com isso faraõ as consequencias tanto mais terriveis.


Fig. 08 – A rua pacífica de COLÔNIA do SACRAMENTOA fundada pelo portugueses na desembocadura do Rio da Prata e que foi lusa de 1680 até 1750. Cidade na qual nasceu Hipólito Jose da Costa redator de Correio Brazilense,

Sendo a revoluçaõ da America, uma guerra de opiniaõ, como tem sido na Europa; o remedio deve ser o mesmo. Nada ha mais fácil doque mostrar aos povos do Brazil a falsidade do páralogismo,que suppoem a mudança de forma de Governo remédio proprio aos abusos da administraçaõ. A forma de Governo que existe no Brazil  he a melhor que pódem ter, he a mais conforme ao character, custumes, e situaçaõ geographica da quelle paiz. Nós falamos assim, mostrando a nossa opiniao; porque desejamos fazer clara a grandissima distinçaõ entre forma de governo, e modo de  administracaõ.
Provado pois ao povo por meio dos escriptos, e theoreticamente, que actual forma de Governo he a que lhe convem; deve seguir se o mostrar-lhe que a administração está por tal maneira arranjada, que procura sinceramente a sua felicidade. Esta parte he a que se naõ póde fazer sinaõ com a practica ; porque naõ ha palavras que bastem para provar ao gotoso, que a gota lhe não dóe. Adoçar a sorte dos povos; abrir as portas às queixas; não suffocar as representaçoens qu fazem os indivíduos, attender à voz ou aos escriptos que proclamam a opinião publica: taes são as próprias medidas, que convencem os povos da bondade de uma administraçaõ.
Que importa ao individuo que ¿o seu oppressor séja o ministro de Luiz XVI que o manda para a bastilha pelo pretenso crime de antirealista; ou seja o ministtro do Directorio que o encerra no Templo, por ser antirepublicano? O que faz a infelicidade dos indivíduos, e dos povos, he a arbitrariedade das medidas, e o despotismo da administraçaõ: o nome do oppressor importa pouco ou nada.
Concluimos portanto, que o mal de que se teme o Governo do Brazil, e que diz o seu ministro he a razaõ de mandar tropas às colônias Hespanholas, naõ se cura com metter os povos nas dificuldades da guerra; mas sim com lhes procurar as felicidades da paz; principiando por uma reforma radical na admistraçaõ das provincias: porque nos parece evidente, que em quanto o systema for o despotismo militar; aonde se emprégam os validos da corte sem attençaõ a outra qualidade; nenhuma reforma, por mais util que se julgue pode ser permanente ; visto que sempre há de depender do capricho do ministro do dia ; ou do humor do Capitão General. Esta forma de administrar he mui boa para um exercito ; para uma naçaõ qualquer, he pessima.



Fig. 09 – O COLOSSO  - distraído e perdido nos seus devaneios e caprichos pessoas - é apresentado por Francisco José de Goya y Lucientes (1746-1828), em 1810,  como a Natureza o colocou no mundo. Seria apenas a imagem de mais um simples louco e alienado, se multidões não cultivassem secretamente a mesma mentalidade do retorno ao modelo da natureza bruta e dada. Esta mentalidade é induzida por governos que procrastinam soluções civilizadas e que levam os rebanhos humanos ao matadouro como é lei incontornável da Natureza dada e bruta

Na Grécia clássica esta distinção – ou confusão – entre  um GOVERNO NATURAL e outro GOVERNO CONTRATUAL e IDEAL já havia sido estudada e descrita por um dos maiores filósofos e com prática de conselheiro de governos. Esse esta vontade possui origem e interesse governamental pode- se aceitar  Platão, (1985,p.84) como
Cada governo estabelece as leis para a sua própria vantagem: a democracia leis democráticas, a tirania leis tirânicas e os outros procedem do mesmo modo; estabelecidas estas leis, declaram justa, para os governados, esta vantagem própria e punem quem transgride como violador da lei e culpado de injustiça

Certamente a sua máxima de observemos os astros e depois o deixamos em paz e façamos Astronomia” pode ser transposto “observem os povos e os seus governos que possuem e depois façamos Política”.
Contudo numa ciência digna deste nome, o retorno à realidade empírica é sempre possível.  Realidade empírica dos astros que brilham nos céus ou as multidões que sobem a palco da Historia. Certamente os tiranos gostariam de riscar este mundo empírico dos astros ou a identidade própria das pessoas com rosto, deliberações e decisões e reduzi-las a um céu fixo no qual eles são centro, e as multidões são reduzidas a um ente único e abstrato sem rosto, fixo e sem autonomia ou vontade própria. O prêmio que se oferece às multidões é aquele de não ser responsabilizado ou criminalizado pelos piores atos - que este coletivo cego, sem rosto, identidade própria ou deliberações próprias - vier a cometer. Esta heteronímia da vontade, do sentimento e do direito próprio  confere este prêmio ao conjunto que se costuma denominar povo, maioria ou multidão e que aguarda pacificado a solução final do matadouro coletivo.
Muitas formas de governo movem-se escondidos atrás desta fachada de procrastinação de soluções civilizadas.
A obediência cega à Natureza e à governos coniventes com a mentalidade que dela emana, é uma forma política e estratégica que esta multidão acha para dar livre curso aos mais baixos instintos. Depois, diante dos evidentes e previsíveis estragos, achar alguém e apontá-lo como culpado responsável pelo que acabou de praticar.
Em março de 2012 o Brasil ainda está na estrada de um GOVERNO NATURAL. Estrada pavimentada pelos rituais externos da contagem de votos compulsórios e sinalizada pela ciranda dos mesmos nomes e das mesmas mentalidades repetidas “ad nauseam” e naturalmente pelas mídias e interesses de sempre. Este GOVERNO NATURAL aposta na BOA ÍNDOLE, na vontade e satisfação do HOMEM NATURAL. Manobra massas alfabetizadas com o objetivo de mantê-las na heteronímia da Natureza. Mantém essas massas em GOVERNOS NATURAIS com validade datada por períodos. Períodos nos quais age solto e soberano,  apostando tudo para se manter-se, pelo maior tempo possível, sobre sela do touro bravio e natural. GOVERNOS NATURAIS que tratam a todos e a tudo, com atenção e seus olhos voltados para a sua próxima  reeleição ou no prolongamento por tempo indeterminado da sua própria hegemonia ou aquela da corporação a que pertence.


Fig. 10 – A paisagem natural ordenada de forma civilizada pela estadia do PODER ORIGINÀRIO LUSO de COLÔNIA do SACRAMENTO (1680) e cujos vestigios civilizados persistem,
Em março de 2012 -na metáfora dos ministros dos moinhos de vento e dos navios quadrados - os moinhos vento foram substituídos pelos aero geradores plantados nas mesmas fronteiras - em disputas sangrentas em março de 1812 - e os navios quadrados pontilham os mares na forma de plataformas petrolíferos. Se ainda falta ministro dos aero geradores e das plataformas marítimas, a verdade é que o poder originário continua a não possuir o menor contrato, alcance político para deliberar e decidir sobre este tema e tantos outros.
Contudo no campo das forças das artes a vigência desta heteronímia é determinante para o malogro da fortuna e do sucesso da pois “o produtor do valor da obra de arte não é o artista, mas o campo de produção”  Bourdieu, 1999, p. 259. Este campo de produção da arte ainda segue, em março de 2012, na heteronomia dos paradigmas de um GOVERNO COLONIAL NATURAL. Paradigmas de GOVERNOS NATURAIS que aprofundam, renovam e reinventam abismos nos quais jogam, matam e sepultam os seus pretendentes a artistas. Este paradigma contrapõe-se frontalmente com um projeto de um GOVERNO CONTRATUAL - em todos os tempos e todas as latitudes. Este último marca pela ARTE a sua ação CIVILIZADA e com a ARTE obra com o objetivo de sua permanência fértil e positiva na memória local e universal. 

FONTES.
CORREIO BRAZILIENSE nº 46 – março de 1812

FORTE de SANTA TECLA- Bagé
FORTE de SANTA TERESA -  CASTLHOS - Uruguai


PLATÃO ( 427-347) – A REPÚBLICA – Tradução di J. Guinsburg  1º volume . São Paulo : Difusão Européia do Livro, - 1985 - 238 p.    http://pt.scribd.com/doc/36631268/A-Republica-Platao-Vol-I

PLATÃO : COTEXTO do PENSAMENTO
TIRANIAS




A presente postagem possui objetivos puramente didáticos
mail 
1º  blog :
2º  blog
3º  blog  
Site 
Vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário